1908

Câmara Municipal de Ubatã

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Câmara Municipal de
Ubatã

Enoe Ribeiro, primeira mulher a assumir como vereadora no município de Ubatã

28/05/2024 às 08h06

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Filha do cacauilcultor Ernestino Ribeiro, à epoca estudante do Colégio Estadual de Ubatã (CEU), Enoe Ribeiro, se lançou candidata a vereadora e acabou a eleição na 3ª suplência pelo Movimento Democrático Brasileiro(MDB). A 1ª das 10 mulheres, até o momento, a assumir um mandato na Câmara de Vereadores de Ubatã. 

"Entrei na política para ajudar o Colégio Estadual, para termos liberdade e questões referente, naquela época, para conseguir biblioteca, banda marcial, grêmio estudantil e outras coisas. Me sentia feliz, porque o prefeito me recebia, e apoiava sempre a favor da Educação", conta hoje, 51 anos depois, a agora professora e psicóloga aposentada da rede estadual de ensino da Bahia. 

Enoe conta que mudou para o município de Jequié junto com a família e "não quis mais disputar eleição, apesar de vários convites dos políticos", explica o motivo de ter disputado apenas um mandato: assumindo de 1972 a 26 de março 1975, no governo do prefeito Almir Clementino Muniz. 

Como contou, a ex-vereadora cursou pedagogia, entrou na rede estadual de educação lecionando no município de Lafaiete Coutinho e, um ano depois, transferida para a vizinha Jequié para exercer suas funções no IERP. 

Também dirigiu a escola estadual Josafá Marinho e tranferiu-se para capital da Bahia onde exerceu suas funções no presídio Presídio Lemos de Brito.

"Devido o comportamento dos internos e a maneira para que eu pudesses tratá-los melhor, fui estudar psicologia", relata a ex-vereadora.(Pesquisa e texto de Wesley Faustino para Ascom/Cãmara de Ubatã